8 Tendências a Estar Atento Nas Redes Sociais Em 2021

Nos últimos anos temos assistido a várias mudanças na forma como pessoas e marcas utilizam as redes sociais. E a popularidade destes meios de comunicação continua a crescer, tendo neste momento já ultrapassado os 3.6 biliões de utilizadores de redes sociais! De forma a otimizar o investimento nas redes sociais, é importante estar atento a algumas tendências que estão a surgir ou a ganhar força, apoiadas por vários estudos.

1. A abordagem do “menos é mais” mantém-se 

Esta abordagem significa passar menos tempo a produzir muito conteúdo e mais tempo a produzir conteúdo com significado e em sintonia com as audiências e o mundo atual. 

O Covid-19 despertou uma necessidade de nos mantermos atuais e tentarmos ir ao encontro do que o nosso público realmente quer ver. 

2. A qualidade do conteúdo supera a quantidade do conteúdo 

Durante o último ano a maioria de nós foi forçado a trabalhar remotamente. Desta forma, os criadores de conteúdo de redes sociais começaram a produzir todo o seu conteúdo de casa. Quando perceberam que os consumidores continuavam a interagir com este conteúdo tornou-se claro que conteúdo com um baixo orçamento de produção continua a produzir bons resultados – a audiência consegue até identificar-se mais, pois vêm-se a si mesmos nas mesmas condições – isto torna a comunicação mais real e humana. 

3. O marketing conversacional está a mudar de tom 

Marketing conversacional é quando as marcas comunicam diretamente com os consumidores através de mensagens diretas em tempo real. Uma das mudanças digitais que o Covid-19 trouxe foi a aparição de um maior número de canais de mensagens diretas e a necessidade de uma maior comunicação dos consumidores com as marcas. O foco passou de ser em promoções e geração de vendas para ajudar o consumidor, educá-lo e apoiá-lo através da empatia.  

4. Os consumidores querem conteúdo fácil de consumir 

Em 2020 pudemos observar o crescimento do TikTok e dos vídeos curtos do Instagram, e também uma maior interação nas histórias em praticamente todas as redes sociais.  Com a diminuição da atenção disponível e aborrecimento nas redes sociais este tipo de conteúdo torna-se muito atrativo pela sua facilidade de consumo pois é rápido e divertido, e geralmente não tem texto. 

5. O vídeo é o formato elegível 

Vídeo é o formato de marketing mais utilizado nas redes sociais e o segundo a gerar mais interação! As plataformas estão cada vez mais a ser otimizadas de forma a suportarem vídeos com melhor qualidade. 

6. Os diretos têm cada vez mais adesão 

Em 2019 um em cada cinco vídeos de Facebook eram em direto. Em 2020, as marcas foram forçadas a realizar todos os eventos on-line, o que gerou um aumento enorme deste tipo de conteúdo – tutoriais, sessões de perguntas e respostas, conferências, etc. 

7. As plataformas de redes sociais funcionam cada vez mais como lojas on-line 

Com o aumento do número de marcas a dedicar-se às vendas on-line, as plataformas de redes sociais entraram numa corrida para desenvolver e incorporar soluções de marketing e negócios. Com a integração do e-commerce no Instagram e no Facebook os consumidores podem comprar produtos que aparecem em posts sem sair da aplicação. 

8. A autenticidade é vital 

Com a pandemia à escala global, a incerteza económica e a pausa da vida como a conhecíamos, os consumidores precisam de se identificar e confiar na marca. Hoje em dia as marcas destacam-se nas redes sociais pela sua autenticidade e humanidade.