Qual A Rede Social Ideal Para O Seu Negócio?

Cada plataforma de redes sociais tem diferentes utilizações e peculiaridades, serve diferentes propósitos e, mais importante, alcança uma audiência diferente. Aperceber-se das diferenças entre cada plataforma e qual a ideal para alcançar o seu público é a chave para uma estratégia de marketing de redes sociais bem sucedida. 

Facebook 

Criado em 2004 e pela sua história, tem um público 65% acima dos 35 anos e idade média de utilizadores nos 40 anos de idade. De acordo com o Facebook, recebe globalmente 2.7 biliões dos seus utilizadores por mês. As páginas mais populares nesta plataforma são de grandes marcas como a Coca-Cola, a McDonald’s e a Netflix.  

A ferramenta mais útil do Facebook para marketing digital são os anúncios direcionados – independentemente do tamanho do seu negócio é possível direcionar os seus anúncios para o seu cliente ideal. Para além disto, o Facebook dispõe de uma enorme variedade de grupos privados dedicados a qualquer tipo de produto, serviço, paixão ou hobby, onde os fãs se juntam e partilham tendências e necessidades. Anúncios relevantes e a facilidade de humanização da marca tornam esta rede social praticamente universal.  

Instagram 

Subsidiária do Facebook, é uma plataforma mais visual direcionada para um público mais jovem – metade dos seus utilizadores têm entre 18 e 35 anos. Para muitos pequenos negócios o Instagram é a sua primeira pegada digital, muitas vezes surgindo antes do próprio website. Com a sua ferramenta de compras as marcas podem facilmente mostrar os seus produtos e reencaminhar para a compra diretamente. 

O aspecto mais desafiante do Instagram é também a sua maior característica – o conteúdo visual. É necessário curadoria e fotografia a um nível que alguns serviços/produtos simplesmente não têm, ou seja, são coisas que não são fáceis de retratar em imagem. Nestes casos o importante é ter uma mente aberta e olho para o design. Na falta destas características, é melhor focar numa plataforma que esteja mais alinhada com o seu conteúdo ou considerar uma agencia digital para o ajudar. 

Twitter 

Embora o Twitter possa não parecer uma plataforma óbvia para publicidade, não deve ser ignorada. É uma das maiores fontes de notícias – com 22% do público americano a utilizar a plataforma. Qualquer pessoa na política ou que deseje influenciar os media tradicionais deve optar por investir nesta plataforma. O Twitter é tão utilizado para notícias e agendas políticas que passou a verificar a informação partilhada automaticamente. Para além de canais de notícias e políticos, esta plataforma é também usada por ONG’s. 

Pinterest 

O Pinterest funciona como um quadro de inspirações visuais onde o utilizador pode guardar imagens que o inspirem. É uma plataforma conhecida pela sua alta taxa de conversão – de utilizadores interessados em compras garantidas – e pelas suas vendas de alto valor monetário. Esta rede social é uma das mais fortes para gerar tráfego em websites. 

É ideal para negócios extremamente visuais com blogs de comida, planeamento de casamentos, roupa e acessórios.  

TikTok 

Sendo uma plataforma relativamente recente à base de vídeos curtos com efeitos de edição, tom de voz leve e cómico, é a rede social com os utilizadores mais jovens. Desde tutoriais de maquilhagem, a danças virais, o TikTok. As últimas estatísticas de janeiro deste ano contabilizam 689 milhões de utilizadores mensais, o que a torna na sétima maior plataforma, à frente do Snapchat, Pinterest e Twitter. 

Hoje em dia a estratégia de redes sociais deve ser uma parte integral do marketing de uma empresa. A importância de ter uma estratégia de redes sociais bem definida é essencial para o sucesso da sua marca. No entanto, não é obrigatório apostar em todas as plataformas – principalmente pequenas empresas com recursos limitados – o ideal é focar-se onde se encontra o seu público-alvo.