As Grandes Tendências no Futuro do Marketing Digital

O ano passado não correu como previsto. No entanto, os desafios apresentam sempre novas oportunidades e dão-nos outras perspectivas sobre estratégias e campanhas de marketing. Este ano podemos já observar algumas alterações e a aceleração de várias tendências que vêm vindo a transformar o marketing digital.  

1. A aceleração do digital 

A pandemia à escala global teve repercussões significativas e afetou muito o marketing digital. Os eventos foram cancelados, as equipas passaram a trabalhar remotamente, e as estratégias, comunicação e marketing sofreram inúmeras alterações. O foco tornou-se em fornecer informação útil e soluções ajustadas aos consumidores neste período difícil – e a maior preocupação tornou-se em ter o tom de voz apropriado enquanto as equipas tentam alcançar os objetivos e aumentar a relevância da marca. Apesar de se prever um regresso ao normal a médio prazo, no entanto, não será um normal exatamente igual ao que estávamos habituados – algumas das mudanças que ocorreram ao longo deste período permanecerão – nomeadamente o ênfase na relação com os consumidores e o esforço para os fidelizar e aumentar a interação. 

Com os eventos em pessoa cancelados, os marketeers transformaram-nos em eventos virtuais, vídeos e novos canais de marketing digital para conectarem com os seus consumidores. Devido às restrições, em março do ano passado houve um aumento de 70% da utilização da internet (Forbes, 2020). De acordo com um estudo da CMO, 85% dos marketeers observaram uma abertura dos consumidores a novas experiências digitais oferecidas durante a pandemia. 

2. A utilização de dados em massa 

O mundo tem mais informação e dados do que nunca antes, e parece continuar sempre a aumentar. A NodeGraph afirma que a partir de 2025 os dados dos consumidores a nível mundial serão o equivalente a um download com duração de 1.8 biliões de anos à velocidade atual da internet.  

Toda esta informação pode ajudar as marcas a compreenderem e servirem melhor os seus consumidores. Estes dados podem ser uma grande vantagem competitiva, mas é necessário angariar dados, gerir e usá-los a seu favor.  

3. Qualquer pessoa pode criar e publicar conteúdo 

Cada vez que uma dos 3.7 biliões de pessoas que utilizam as redes sociais faz uma publicação está a criar conteúdo. Existem inúmeras plataformas e as pessoas partilham nelas uma variedade enorme de conteúdo. Mas o que é que isto significa para o marketing de conteúdo? Os marketeers devem esforçar-se para ser mais relevantes e captar a atenção das pessoas. O conteúdo deve ser informativo e útil, mas também entregue numa plataforma e formato facilmente consumível. Não existem falta de opções de tipo de conteúdo, mas sim uma competição intensiva para captar a atenção do utilizador. Para ganhar esta competição é essencial publicar conteúdo com substância e clareza. 

4. Conexão à escala global 

Cerca de 59% da população mundial está conectada à internet (Statista, 2020). Cada vez há mais facilidade em nos conectarmos com pessoas em diferentes continentes, e as possibilidades são infinitas. Há um enorme potencial e novos públicos à espera da sua marca – mas é importante saber como comunicar com essas pessoas – desde o tipo de conteúdo, linguagem, e até diferenças horárias.