Como Saber Se Está Na Altura De Atualizar O Seu Website

O seu website não é o que era, não existe interação, já passaram anos desde que alguém realmente o analisou ou atualizou? Não sabe por onde começar ou até que passos deve seguir? Nós ajudamo-lo a compreender o processo! 

Por onde começar? 

O ponto de partida é analisar o tráfego do website e corrigir todos os obstáculos às conversões. Soa fácil, mas pode ser uma tarefa complicada tendo em conta todos os interesses envolvidos – financeiros, de design, de marketing, etc. As decisões de design devem ser tomadas após uma análise demográfica dos consumidores do seu produto/serviço. Esta informação ajudará a definir a palete de cores, as línguas, entre outras preferências.  

Aspetos técnicos 

Há também o fator tecnológico a ter em conta – em primeiro lugar o website não deverá demorar mais de 7 segundos a carregar a página principal. Esta página precisa de transmitir ao cliente a informação essencial – o que faz a empresa, como é que o faz, como é que se destaca das outras e deverá ter acesso a uma chamada para ação (como por exemplo acesso à loja ou um botão direto para compra). Está comprovado por estudos que esta é a estratégia que melhor funciona, pois a informação está organizada e facilmente acessível.  

Recolha de dados 

O seu website não precisa apenas de ser bonito e rápido. A automação deve ter um papel vital – acompanhar/localizar os utilizadores e gerar interesse. Com esta informação é possível saber em que páginas estiveram os visitantes do website, quantas vezes, se viram os preços, e até como encontraram o site. Esta informação é extremamente valiosa pois permite encontrar problemas e definir novas estratégias e melhorias a implementar. 

O passar do tempo 

Não podemos esperar que os websites permaneçam inalterados enquanto o mundo muda em seu redor. Mas a opinião dos peritos varia relativamente à necessidade de alterações nos websites – alguns defendem o prazo máximo de dois anos, enquanto outros referem atualizações periódicas entre três a cinco anos.  

O ideal é começar pela análise do seu website e verificar se faz sentido ou não atualizá-lo. Pode até verificar uma diminuição no tráfego ou nas vendas – e perceber, sem análise prévia, que está na hora de atualizar o seu website.  

Com ou sem equipa interna, nós podemos ajudá-lo! Temos uma equipa extremamente multidisciplinar e profissional, que pode implementar todas as alterações necessárias, criar um website novo para si, ou dar apoio externo à sua equipa.